quinta-feira, 29 de setembro de 2016

Dicas sobre treinos educativos, melhore a velocidade técnica na corrida; Veja.

Olá amigo das corridas,
hoje quero falar com você sobre os exercícios educativos (ou corretivos) na corrida.
Apesar de este ser um assunto que alguns leitores do blog já me solicitaram, a realidade é que para muitos corredores este é um treinamento secundário ou até desconhecido.
E isto é uma pena, pois incorporar os exercícios educativos a sua rotina de treinos  pode fazer maravilhas no seu desempenho e de quebra ajudar a prevenir elas, as temíveis, indesejadas e chatas lesões. 

Agora você pode estar pensando:
O que são os exercícios educativos e como eles podem me ajudar a correr melhor?
Para responder a esta questão peço que você acompanhe este meu raciocínio abaixo, ok?

Vejamos então o que acontece quando você corre:

Você já deve saber que:
  • Quando você estiver correndo, invariavelmente estará gastando energia e naturalmente a cada km vai ficando um pouquinho mais cansado, certo?
E que:
  • A velocidade que a sua energia é consumida afeta diretamente por quanto tempo você vai  conseguir correr a uma determinada velocidade, concorda?



Quais são os principais exercícios educativos para corrida?

Os exercícios corretivos mais comuns e mais praticados para a corrida de rua são o Skipping baixo e alto, o Anfersen, o Dribling, o Hopserlauf e o Kick-Out;
Para saber mais sobre eles e como cada um deve ser executado eu fiz um breve resuminho para você, confira:

Skiping Alto e Baixo:

  • objetivo: correção e amuamento do tamanho da passada;
  • execução: corrida parada elevando o joelho até a altura do quadril(alto) e elevação de 45º no baixo. Manter os braços em um angulo de 90º.
  • obs: A diferença do alto e baixo está no tipo de competição visada pelo atleta. Geralmente o Skiping alto é para provas de velocidade e curtas e o baixo para corredores de longa distância. Porém, nada impede que você execute os dois.

Anfersen:

  • objetivo: correção da parte anterior da corrida(perna para trás);
  • execução: corrida parada ou em deslocamento elevando o calcanhar até os glúteos(não precisa encostar) coordenado com o movimento de braço.

Dribling:

  • objetivo: fortalecer e aumentar a mobilidade do tornozelo;
  • execução: elevar o calcanhar alternadamente sem tirar os pés do chão(parado e em movimento), mais movimento lateral dos braços.

Hopserlauf:

  • objetivo: melhorar a postura do quadril;
  • execução: elevar pernas e braços alternadamente dando um pequeno salto a cada elevação. Pode ser feito parado ou em deslocamento.

Kick out:

  • objetivo: aumentar a amplitude da passada;
  • execução: correr jogando os pés alternadamente para frente, como se estivesse chutando. Coordenar o movimento lateral dos braços.
E então amigo, o que achou? Meio complicado?
Sim, eu sei. Então para ajudar a clarear as coisas incluí no artigo alguns vídeos dos exercícios descritos acima sendo executados.
Continue lendo o artigo,  assista aos vídeos e aprenda a executar os exercícios educativos para melhorar a sua corrida.

Vídeo de exercícios para corrida do professor Nelson

Neste vídeo mostra como executar cada um dos exercícios acima, bem como outros mais avançados. Clique e assista.

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