segunda-feira, 17 de outubro de 2016

A entorse do tornozelo; veja o que ela pode causar.

O que é a entorse do tornozelo?
A entorse de tornozelo é uma lesão que causa um estiramento ou ruptura de um ou mais ligamentos da articulação do tornozelo. Ligamentos são fortes faixas de tecido que conectam os ossos das articulações e uma de suas funções é restringir o movimento da articulação.
As entorses podem ser classificadas: graus I, II ou III, dependendo de sua gravidade:
  • Entorse grau I: Dor, com dano mínimo ao ligamento.
  • Entorse grau II: Porção maior do ligamento é danificada, que gera uma leve frouxidão da articulação.
  • Entorse grau III: Ruptura completa do ligamento e a articulação fica bastante instável.

Como ocorre?
É gerada por uma virada forçada do tornozelo. Na maioria das entorses, o pé vira para dentro ou para baixo, causando uma lesão na parte externa do tornozelo.
Quais são os sintomas?
  • Dor contínua e localizada, variando de suave a intensa e independente da descarga e peso,
  • Edema,
  • Equimose,
  • Impossibilidade de movimentar o tornozelo.
Como é diagnosticada?
O médico revisará o mecanismo de lesão e examinará o tornozelo, levando em conta os sintomas. Podem ser pedidos Raios-X.
Como é tratada?
O tratamento pode incluir:
  • Compressas de gelo sobre o tornozelo, por 8 minutos, seguidos de 3 minutos de pausa. Esse ciclo deve ser repetido até completar 30 minutos, por 3 ou 4 dias ou até que a dor desapareça. Sempre proteger a pele com um lenço ou outro pano, para evitar queimaduras.
  • Elevação de tornozelo, colocando um travesseiro embalo no pé.
  • Uso de fita elástica envolta no tornozelo, para evitar que o edema piore.
  • Uso de tornozeleira.
  • Uso de muletas, até que seja possível andar sem sentir dor.
  • Uso de medicamento anti-inflamatório ou analgésico, prescrito pelo médico.
  • Fisioterapia.
  • Em alguns casos de entorses graves com instabilidade, a cirurgia é necessária, neste caso, o tornozelo ficará engessado por 4 a 8 semanas.
Por quanto tempo perdurarão os efeitos?
A duração da recuperação depende de alguns factores:
  • Idade.
  • Saúde.
  • Gravidade da lesão.
  • Lesões prévias naquela articulação.
Quando retornar ao desporto ou actividade?
  • O objectivo da reabilitação é que o retorno do paciente ao desporto ou à actividade aconteça o mais breve e seguramente possível.
  • O retorno precoce poderá agravar a lesão, o que pode levar a um dano permanente. Todos se recuperam de lesões em velocidades diferentes e, por isso, para retornar ao desporto ou à actividade, não existe um tempo exacto, mas quanto antes o médico for consultado, melhor.
  • O retorno ao desporto ou à actividade acontecerá, com segurança, quando os itens listados abaixo acontecerem, progressivamente:
  • Possuir total arco de movimento do tornozelo lesionado, em comparação ao não lesionado.
  • Possuir total força do tornozelo lesionado, em comparação ao não lesionado.
  • Correr em linha recta, sem sentir dor ou mancar.
  • Correr a toda velocidade, em linha recta, sem sentir dor ou mancar.
  • Poder fazer viradas bruscas, a 45º, inicialmente, a meia velocidade e, posteriormente, a total velocidade.
  • Poder fazer o “8”, com 18 metros, inicialmente, a meia velocidade e, posteriormente, a
  • total velocidade.
  • Poder fazer viradas bruscas, a 90º, inicialmente, a meia velocidade e, posteriormente, a total velocidade.
  • Poder fazer o “8”, com 9 metros, inicialmente, a meia velocidade e, posteriormente, a
  • total velocidade.
  • Poder saltar com ambas as pernas e, depois, apenas com a perna lesionada, sem sentir dor.
Como prevenir a entorse do tornozelo?
  • Usar sapatos apropriados e de tamanho ideal, durante o exercício
  • Alongar antes e depois de actividades atléticas ou de recreação.
  • Evitar mudanças bruscas de posição e de direcção.
  • Enfaixar os tornozelos ou usar tornozeleiras durante esportes vigorosos, especialmente, se já houver uma lesão antiga.
 Exercícios de reabilitação para entorse do tornozelo:
Os exercícios a seguir são apenas um guia de tratamento básico, por isso o paciente deve fazer a reabilitação acompanhado de um fisioterapeuta, para que o programa seja personalizado.
A fisioterapia conta com muitas técnicas e aparelhos para atingir objetivos como analgesia, fortalecimento muscular, manutenção ou ganho da amplitude de movimento de uma articulação, etc, e por isso, o tratamento não deve ser feito em casa e sem a supervisão de um profissional.
1 – Alongamento Com a Toalha:
  • Sentar sobre uma superfície firme, com a perna lesionada estendida à frente do corpo.
  • Laçar o pé com uma toalha e puxá-la suavemente, na direcção do tronco, mantendo os joelhos estendidos.
  • Manter essa posição por 30 segundos e repetir 3 vezes.
  • Para um bom alongamento, é necessário sentir, apenas, um desconforto, não devendo causar uma dor aguda.
 2 – Alongamento da Panturrilha em Pé:
  • Ficar de pé, com os braços estendidos para frente e as mãos espalmadas e apoiadas em uma parede na altura do peito.
  • A perna do lado lesionado deve estar, aproximadamente, 40 cm atrás da perna do lado são.
  • Manter o lado lesionado estendido, com o calcanhar no chão, e inclinar-se contra a parede.
  • Girar discretamente a ponta do pé lesionado para dentro.
  • Flexionar o joelho da frente até sentir o alongamento da parte de trás do músculo da panturrilha, do lado lesionado.
  • Manter essa posição de 30 a 60 segundos e repetir 3 vezes.
 3 – Alongamento do Músculo Soleo:
  • Em pé, de frente para parede com as mãos na altura do peito, com os joelhos levemente dobrados e o pé lesionado para trás, gentilmente apoiar na parede até sentir alongar a parte inferior da panturrilha.
  • Virar o pé lesionado levemente para dentro e manter o calcanhar no chão.
  • Manter essa posição por 30 segundos e repetir 3 vezes.
 4 – Arco do Movimento do Tornozelo:
  • Pode ser feito sentado ou deitado.
  • Com a perna esticada e o joelho apontando para o tecto, movimentar o tornozelo para cima e para baixo, para dentro e para fora e em círculos.
  • Não dobrar o joelho enquanto estiver fazendo esse exercício.
  • Repetir 20 vezes para cada direção.
 5 – Exercícios Com a Faixa Terapêutica:
 A – Resistência a dorsiflexão:
  • Sentado com a perna lesionada estendida e o pé perto de uma cama, enrolar a faixa ao redor da planta do pé.
  • Prender a outra extremidade da faixa no pé da cama. Puxar os dedos do pé, no sentido do corpo.
  • Lentamente, retornar à posição inicial. Repetir 10 vezes e fazer 3 séries.
 B – Resistência à flexão plantar:
  • Sentado com a perna lesionada estendida, laçar a planta do pé com o meio da faixa.
  • Segurar as pontas da faixa com ambas as mãos e, suavemente, empurrar o pé para baixo apontando os dedos do pé para frente, tencionando a faixa terapêutica (thera band), como se estivesse acelerando o pedal de um carro.
 C – Inversão com resistência:
  • Sentar com as pernas estendidas, cruzar a perna não lesionada sobre o tornozelo lesionado.
  • Enrolar a faixa no pé lesionado e em seguida laçar pé bom, para que a faixa terapêutica (thera band) fique com uma ponta presa.
  • Segurar a outra ponta da faixa terapêutica (thera band) com a mão.
  • Virar o pé lesionado para dentro e para cima.
  • Retornar à posição inicial. Fazer 3 séries de 10.
 D – Eversão com resistência:
  • Sentado, com ambas as pernas estendidas e a faixa laçada em volta de ambos os pés. Lentamente, virar o pé lesionado para cima e para fora.
  • Manter essa posição por 5 segundos.  Fazer 3 séries de 10.
 6 – Elevação dos Calcanhares:
  •  Segurar em uma cadeira e suspender o corpo sobre os dedos dos pés, tirando os calcanhares do chão.
  •  Manter esta posição por 3 segundos e, lentamente, voltar à posição inicial.
  • Repetir 10 vezes e fazer 5 séries.
  • À medida que o exercício ficar fácil, levantar, apenas, o lado lesionado.
 7 – Elevação Dos Dedos do Pé:
  • Em pé, tirar os dedos do chão.
  • No início pode-se balançar para trás sobre os calcanhares, de maneira que os dedos dos pés saiam do chão, para facilitar o exercício.
  • Manter essa posição por 5 segundos e fazer 3 séries
  • de 10.
8 – Equilíbrio Sobre Uma Perna:
  • Ficar em pé, sem apoiar em nada e equilibrar-se sobre a perna lesionada.
  • Não deixar que o arco do pé aplaine-se, nem que os dedos do pé se dobrem.
  • Começar com os olhos abertos e, posteriormente, tentar fazer o exercício com os olhos fechados.
  • Manter a posição sobre uma única perna por 30 segundos.
  • Repetir 3 vezes.
 9 – Saltar Corda:
  • Saltar corda com as duas pernas, por 1 minuto, depois apenas sobre a perna lesionada, por 1 minuto.
  • Se ficar fácil, aumentar o tempo.
10 – Tábua de Equilíbrio:
  • Esse exercício é importante para restaurar o equilíbrio e a coordenação do tornozelo.
  • Subir em uma tábua de oscilação e equilibrar-se apoiando sobre ambas as pernas e depois, sobre a perna lesionada.
  • Fazer isso por 2 a 5 minutos, 3 vezes ao dia.
  • Uma cadeira pode ser colocada em frente ao paciente, para ajudar a equilibrar-se.


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